domingo, 27 de setembro de 2009

Entrevista Guerra Fria


Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra a Alemanha nazista. Derrotado o inimigo comum, os antigos aliados se transformaram em adversários. Assim, com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tinha início uma guerra nova e diferente: a Guerra Fria.

Por que a Guerra Fria foi diferente?

Diferente porque as duas superpotências jamais se enfrentaram num conflito militar direto, jamais se enfrentaram numa "Guerra Quente". Daí o conflito entre as duas superpotências ter recebido o nome de "Guerra Fria". Apesar de toda a hostilidade que havia entre as duas superpotências, os dois lados sabiam que uma guerra total, isto é uma guerra em que cada potência utilizasse todos os seus recursos, seria uma guerra sem vencedores e uma ameaça à própria continuidade da espécie humana no planeta. Afinal, o monopólio norte-americano da bomba atômica não durou muito tempo. Em agosto de 1949, a União Soviética detonou sua primeira bomba atômica.

Qual a característica mais marcante da Guerra Fria?

Uma das características principais foi transferir os conflitos militares para áreas periféricas do mundo. Ou seja, norte-americanos e soviéticos se envolveram em guerras localizadas em outras partes do mundo como África, Ásia e América Latina. Exemplos dessas guerras foram a intervenção norte-americana no Vietnã, durante as décadas de 1960 e 1970, a intervenção soviética noAfeganistão, final dos anos 1970 a meados dos anos 1980 e o envolvimento direto ou indireto dessas superpotências em praticamente todas as guerras no Oriente Médio, especialmente a luta entre palestinos, apoiados pela União Soviética, e israelenses, apoiados pelos norte-americanos.

Por que os Estados Unidos e a União Soviética eram adversários?

A rivalidade entre as duas superpotências tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada lado. Essa incompatibilidade ideológica podia ser percebida no fato que cada superpotência tinha um sistema político diferente e organizava sua economia de modo diferente da outra. Enquanto os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa, a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da grande propriedade privada, a igualdade econômica (um a sociedade sem ricos e pobres) e um Estado forte capaz de garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos.

Essas ideologias vigoravam de fato nas duas superpotências?

Havia muitas contradições entre o discurso e as práticas de cada superpotência. De um lado, os Estados Unidos apresentavam-se como defensores da liberdade e da democracia, mas para combater o socialismo, apoiaram ditaduras na América do Sul nas décadas de 1960 e 1970 (dentre as quais, osregimes militares da Argentina, Chile e do próprio Brasil) e onde eram praticadas a prisão e a tortura dos opositores desses regimes. Por outro lado, a União Soviética que se apresentava como defensora da igualdade e inimiga da miséria, era controlada por um partido único, o Partido Comunista, cujos altos funcionários formavam uma elite privilegiada: usufruíam de luxos como produtos importados de boa qualidade enquanto a maioria da população era obrigada a enfrentar longas filas para comprar artigos de primeira necessidade que faltavam nas prateleiras.

O que são CIA e KGB?

CIA é a sigla de Central Intelligence Agency (Agência Central de Inteligência), a agência de espionagem do governo dos Estados Unidos. KGB eram as iniciais, em russo, do Comitê de Segurança do Estado, a antiga agência de espionagem da União Soviética. Além dos serviços de espionagem, a KGB também fazia o papel de polícia política, ou seja, reprimia qualquer tentativa de oposição ao governo soviético (o mesmo papel que a Gestapo, a polícia política de Hitler fazia na Alemanha nazista). O currículo da CIA também é cheio de "trabalho sujo": a CIA participou de golpes de Estado em vários países da América Latina, com aconteceu na Guatemala, em 1954.

O que foi a "corrida espacial"?

Foi uma disputa tecnológica entre os Estados Unidos e a União Soviética. Os feitos da corrida espacial eram também demonstrações de poder: a potência que desenvolvesse uma tecnologia capaz de enviar um homem ao espaço também seria capaz de desenvolver mísseis nucleares controlados a distância. Os feitos de cada superpotência eram explorados pela propaganda de cada governo. Afinal, cada lado, queria provar que seu sistema (capitalismo, no caso dos Estados Unidos, socialismo, no caso da União Soviética, era o melhor). Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética utilizaram, no início de seus programas espaciais, engenheiros alemães que trabalharam no desenvolvimento dos foguetes V-2, os temíveis mísseis balísticos usados pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Qual dos dois países deu a largada na corrida espacial?

No início, quem tomou a dianteira na corrida espacial foi a União Soviética, que em 1957 lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik, e, no mesmo ano, a enviou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadelinha Laika (que morreu lá mesmo). Também foi da União Soviética o feito de enviar o primeiro ser humano a viajar pelo espaço, o ucraniano Yuri Gagarin (na época, a Ucrânia era uma das repúblicas que compunham a União Soviética), no dia 12 de abril de 1961.

Mas foram os americanos que cruzaram a reta final?

Sim, o programa espacial norte-americano acabou superando o programa espacial soviético: no dia 20 de julho de 1969, o astronauta norte-americano Neil Armstrong tornava-se o primeiro homem a pisar na Lua. Um a curiosidade: enquanto os norte-americanos chamavam os tripulantes de suas espaçonaves de astronaustas, os soviéticos chamavam os tripulantes das suas espaçonaves de cosmonautas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

OTAN


Nesta épok, foram formados 2 blocos militares cujo objetivo era defender os interesses mulitares dos países membros. A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que surgiu em abril de 1949, era liderada pelos EUA e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. Alguns países membros da OTAN: EUA, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

GUERRA FRIA

ESPIONAGEM NA GUERRA FRIA

DOCUMENTÁRIO SOBRE GUERRA FRIA

Fim da guerra fria.



A falta de democracia,o atraso economico e a crise nas repúblicas sovietiks akabaram por acelerar a crise do socialismo no final da déc. de 1980. Em 1989 cai o muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da déc. de 1990. o então presidente da união soviétik Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo nakele país e nos aliados. Com reformas economicas, acordos c/ os EUA e mudanças polítiks, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de combates politicos, ideologicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantados nos países socialistas.

Guerra do Vietnã.



Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou c/ a intervenção direta dos EUA e URSS . Os soldados norte-americanos, apesar d tdo apareito tecnológico, tiveram dificuldade em enfrentar os soldados vietcongues(apoiados pelos soviéticos) nas florestas do país. Milhares d pessoas, entre civis e militares morreram qnd abandonaram o território vietnamita d forma vergonhosa em 1975 O vietnã passou a ser socialista.

Envolvimentos indiretos: guerra da coréia.


Entre os anos d 1951 a 1953 a coréia foi palco d 1 conflito armado de grandes proporções. Após a revolução maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões p/ adotar o sistema socialista em td seu território. A reg. sul da coréia resiste, e c/ o apoio militar dos EUS, defende seus intereses. A guerra duara 2 anos e termina, em 1953, c/ a divisão da coréia no paralelo 38. A coréia do norte ficou sob influencia soviétik e c/ 1 sistema socialista, enquanto a coréia do sul manteve o sistema capitalista.

Documento Plano Marshall



Caça as bruxas

Os EUA liderou uma forte politik de combate ao comunismo em seu território e no mundo. usando o cinema, a tv, os jornais, as propagandas e até msm as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life", vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismos. O Macarthismo, comandado pelo senador republicano Joseph Mccarthy, perseguiu mtas pessoa nos EUA. Essa ideologia tbm chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tdo q havia de ruim no planeta. Na URSS ñ foi diferente, já q o Partido comunista e seus integrantes pereguiam, prendiam e até matavam tdos aqles q ñ seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por ex, era pratikmente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi...

Macarthismo

Macarthismo foi um movimento iniciado nos Estados Unidos em 1951 pelo senador Joseph McCarthy, esse movimento tinha como finalidade perseguir as pessoas que eram a favor do comunismo, e tbm as pessoas q realizavam atividades antinorte-americanas. Esse intenso movimento deu-se por causa da polítik norte-americana, e a disputa entre os Estados Unidos e a União Soviétik na Guerra Fria pela hegemonia do planeta após a Segunda Guerra Mundial.
Td começou com o surgimento da lei Lei MacCarran-Nixon, de 1950. Essa lei exigia o q tdas as organizações simpatizantes do comunismo se registrasem. McCarthy era o responsável pelas subcomissões de investigação do Senado, que realizavam uma ''caça às bruxas''.
Até que houve a explosão da primeira bomba atômica soviética. Essa explosão pôs fim ao monopólio atômico norte-americano, dando a vitória aos chineses que eram dirigidos pelo Partido Comunista. Esse partido buscou criar um clima de terror aos norte-americanos, ameaçando-os de um ataque atômico contra o seu território. Isso fez com que os Estados Unidos ativasse um moderno tribunal que se chamava "Comitê de Atividades Antiamericanas". Foi aí que o senador Joseph McCarthy conseguiu ser a figura chave do anticomunismo, nesse período o cinema e a arte tornaram-se um dos alvos principais dos "caçadores de comunistas". Daí veio o termo ''caça as bruxas''. Muitos cineastas passaram a ser interrogados levando muitas carreiras a ser destruídas, mas no final das contas apenas dez pessoas foram presas, esse fato ficou conhecido como "Dez de Hollywood".
McCharty fez o que ninguém esperava, ele traiu o próprio país ao investir violentamente contra o próprio governo republicano e o exército, até que o senador foi afastado. Mas além de deichar sua marca na história, ele nos deichou os seus dois seguidores o inquisidor-mor Richard Nixon e o delator Ronald Reagan. Embora o Bush não tenha feito parte diretamente do acontecimento ele busca todo o tempo ressuscitá-lo.
Todos pensavam que o macarthismo havia acabado até que uma nova legislação foi aprovada nos Estados Unidos, com o objetivo de combater o terrorismo. Só que não são os comunistas mas, agora são os pacifistas. Bush estabeleceu um novo marcathismo, que só foi possível por causa do terror. Hoje podemos ver o medo que o governo norte-americano busca transmitir através da mídia. O governo americano busca aumentar o nosso medo e consequentemente a paranóia de querer melhorar o mundo de algum jeito.

Comecon


Em resposta ao plano econômico estadunidense, a União Soviética propôs-se a ajudar tbm seus países aliados, com a criação do COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua). O COMECON fora proposto como maneira d impedir os países-satélites da União Soviética d demonstrar interesse no Plano Marshall, e ñ abandonarem a esfera de influência d Moscou.

Plano Marshall



As 2 potências fizeram planos p/ dsenvolver economicamente os países membros. No final da déc. de 1940, os EUA colocaram em prátik o plano Marshall, oferecendo ajuda econômik, principalmente atráves d empréstimos, p/ construir os países capitalistas afetados pela 2ª Guerra mundial.
No mapa estão os países que receberam ajuda.

Imagens da corrida espacial


Corrida Espacial


EUA e URSS travaram uma disputa mto grande no q se refere aos avanços espaciais. Os dois corriam p/ tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pq havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar p/ o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, URSS lança foguete Sputink com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir p/ o espaço. 12 anos dpois, em 1969, o mundo tdo pde acompanhar pela tv a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

Pacto de Varsóvia




O pacto de varsóvia era comandado pela união soviétik e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países do pacto de varsóvia: URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia

Paz Armada


Na verdade, uma expressão explik mto bem este período: a existência da paz armada. As 2 potências se envolveram numa corrida armamentista espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enqnto houvesse um equilíbrio bélico entre as 2 potência, a paz estaria garantida, pq haveria o medo do ataq inimigo.

Introdução


A Guerra Fria começou bem dpois da 2ª Guerra mundial, qndo os EUA e a União Soviétik vão disputar o domínio na polítik, economik e militar no mundo. Foi em fevereiro de 1945, na conferência de Ialta reuniram-se os dirigentes dos principais países aliados da segunda guerra mundial. O primeiro ministro da Inglaterra, Winstorn Churchill, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, e Joseph Stálin, que governava a união Soviética. Tornou-se evidente que o mundo estava sendo dividido em dois blocos, separados por ideologias polítiks diferentes: o bloco capitalista, liderado pelos EUA, e o bloco comunista, liderado pela União das repúbliks Socialistas Soviétiks( URSS).